Problemas do jejum intermitente

Problemas do jejum intermitente

Nos últimos anos, o jejum intermitente se tornou cada vez mais popular por suas promessas de melhoria da saúde e controle de peso. A ideia é que é mais fácil restringir drasticamente as calorias alguns dias por semana ou limitar a ingestão de alimentos a uma “janela de alimentação” reduzida a cada dia do que cortar moderadamente as calorias em todas as refeições, todos os dias.

Os proponentes afirmam que longos períodos de jejum (além do tempo normal entre as refeições) promovem o reparo celular, melhoram a sensibilidade à insulina, aumentam os níveis do hormônio de crescimento humano e alteram a expressão gênica de uma forma que promova a longevidade e a proteção contra doenças. Mas existem riscos?

Antes de pesar os efeitos colaterais do jejum intermitente, é importante saber que existem várias formas de jejum intermitente e as evidências de sua eficácia e segurança em longo prazo ainda não são conhecidas. As formas mais comuns incluem:

  • Jejum em dias alternados (ou jejum adf ), que requer jejum em dias alternados
  • Jejum em dias alternados modificado , o que exige que você coma apenas 25 por cento de sua ingestão usual em dias alternados
  • Jejum periódico, que exige que você limite a alimentação a cerca de 500 a 600 calorias por dia em apenas dois dias por semana
  • Comer com restrição de tempo, o que limita sua “janela de alimentação” diária

Alguns planos podem causar mais efeitos colaterais do que outros, mas no geral, é importante discutir os seguintes efeitos colaterais do jejum intermitente com um profissional médico antes de escolher um plano que funcione com seu estilo de vida.

# 1. O jejum intermitente pode fazer você se sentir mal.

Dependendo da duração do período de jejum, as pessoas podem sentir dores de cabeça, letargia, irritabilidade e constipação. Para diminuir alguns desses efeitos colaterais indesejados, você pode mudar de um jejum adf para um jejum periódico ou um plano alimentar de restrição de tempo que permite que você coma todos os dias dentro de um determinado período de tempo.

# 2. Isso pode fazer com que você coma demais.

Há um forte impulso biológico para comer demais após os períodos de jejum, porque os hormônios do apetite e o centro da fome no cérebro entram em alta quando você fica sem comida.

“É da natureza humana que as pessoas queiram se recompensar depois de fazer um trabalho muito duro, como exercícios ou jejum por um longo período de tempo, há o perigo de se entregar a hábitos alimentares prejudiciais à saúde em dias sem jejum”, disse o Dr. Frank Hu, presidente do departamento de nutrição da Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan.

Um estudo de 2018 descobriu que dois efeitos comuns das dietas com restrição calórica – um metabolismo lento e aumento do apetite – são tão prováveis ​​quando as pessoas praticam jejum intermitente como quando cortam calorias todos os dias. E em estudos de alimentação com restrição de tempo, acumulam-se evidências de que uma alimentação que se desalinha com o ritmo circadiano de uma pessoa (o padrão diário natural do seu corpo) pode levar a problemas metabólicos.

# 3. O jejum intermitente pode fazer com que os adultos mais velhos percam muito peso.

Embora o jejum intermitente seja promissor, há ainda menos evidências sobre os benefícios ou como o jejum pode afetar os adultos mais velhos . Os estudos em humanos analisaram principalmente pequenos grupos de adultos jovens ou de meia-idade, apenas por curtos períodos de tempo.

Mas sabemos que o jejum intermitente pode ser arriscado em alguns casos. “Se você já está marginal em relação ao peso corporal, ficaria preocupado se perderia muito peso, o que pode afetar seus ossos, sistema imunológico geral e nível de energia”, disse a nutricionista Kathy McManus, diretora do Departamento de Nutrição do Brigham and Women’s Hospital, afiliado a Harvard.

# 4. Pode ser perigoso se você estiver tomando certos medicamentos.

Se você quiser experimentar o jejum intermitente , converse primeiro com seu médico, diz o Dr. Eric Rimm, professor de epidemiologia e nutrição da Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan. Pular refeições e limitar severamente as calorias pode ser perigoso para pessoas com certas condições, como diabetes. Algumas pessoas que tomam medicamentos para pressão arterial ou doenças cardíacas também podem ser mais propensas a desequilíbrios de sódio, potássio e outros minerais durante períodos de jejum mais longos do que o normal.

A Dra. Suzanne Salamon, chefe associada de gerontologia do Beth Israel Deaconess Medical Center, afiliado a Harvard, expressa outra preocupação : “Pessoas que precisam tomar seus medicamentos com comida – para evitar náuseas ou irritação do estômago – podem não se dar bem com o jejum.”

Como reduzir os efeitos colaterais do jejum intermitente

Seguir um plano de jejum intermitente pode ajudar seu corpo a se ajustar, de acordo com McManus. “Reduza aos poucos a janela de tempo para comer, por um período de vários meses”, aconselha.

Você também deveria:

  • Continue seu regime de medicação conforme recomendado pelo seu médico
  • Mantenha-se hidratado com bebidas sem calorias, como água e café puro
  • Escolha um plano de jejum modificado aprovado pelo seu médico se precisar tomar medicamentos com alimentos.

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